Hábitos de Estudo

É sempre tempo para desenvolver novos hábitos de estudo. Se você deseja melhorar suas notas e desempenho escolar, segue uma lista de bons hábitos para auxiliar nas mudanças da rotina de estudos.

1. ANOTE TODOS OS COMPROMISSOS

Use uma agenda, um caderno ou até mesmo o celular. O importante é anotar todos os trabalhos e tarefas que devem ser entregues, as datas, semana de provas e todos os compromissos escolares para não esquecê-los.

2. ENTREGUE AS TAREFAS PONTUALMENTE

Para evitar o esquecimento de documentos importantes da escola, estabeleça uma rotina de organização. Depois de realizar todas as suas tarefas diárias, verifique se cada trabalho está em seu devido lugar e, principalmente, deixe tudo organizado. Não perca nota por atraso na entrega, fique de olho nos prazos e seja pontual.

3. COMUNIQUE-SE COM SEU PROFESSOR

Todo relacionamento bem-sucedido é baseado em uma comunicação aberta. A relação professor-aluno não é diferente. Falta de comunicação é outro fator que pode causar notas baixas, apesar dos esforços de sua parte. No final do dia, certifique-se de compreender as expectativas que o professor tem de você. Faça perguntas, descobra o formato que você deve usar quando escreve um artigo ou faz um trabalho. Quanto mais perguntas fizer, mais preparado estará.

4. FAÇA UM ESQUEMA DE CORES

Conceber um sistema de organização com cores é uma ótima opção para quem tem problemas em deixar o material em ordem. Você pode selecionar uma única cor para cada matéria, como a ciência ou história, e usar essa mesma cor para sua pasta, marcadores, notas e canetas. Você ficará surpreso ao descobrir como as habilidades de organização podem ser úteis.

5. ESTABELEÇA UM LOCAL DE ESTUDO

Antes de começar a estudar, você precisa definir o seu local ideal de estudo. Encontre um lugar para estudar que esteja de acordo com a personalidade e estilo de aprendizagem. Alguns estudantes precisam de uma sala completamente tranquila, livre de interrupções, mas existem outros que preferem estudar ouvindo música ou com várias pausas.

6. PREPARE-SE PARA AS PROVAS

Mesmo estudando todos os dias, você precisa se preparar para as provas. Para isso, planeje seus estudos com antecedência para que não tenha nenhuma surpresa. Selecione as matérias mais importantes e estude uma por vez.

7. CONHEÇA O SEU ESTILO DE APRENDIZAGEM

Alguns estudantes memorizam melhor as informações quando elas estão em imagens, ou preferem estudar por áudio. Independente dos métodos, você precisa descobrir qual o seu estilo de aprendizagem. Assim, será capaz de reconhecer a melhor forma de estudo. Cada aluno deve examinar e avaliar os seus hábitos e suas tendências naturais para decidir como podem ser capazes de melhorar seus hábitos de estudo.

8. FAÇA ANOTAÇÕES

Se você é pessoa visual, deve fazer as suas anotações em forma de desenhos. Se tem mais facilidade com palavras-chave, a ideia é selecionar a melhor e montar o seu esquema de estudo. O importante é fazer anotações relevantes que possam facilitar o seu estudo.

9. CRIE UMA LISTA DE PRIORIDADES

Não adianta perder tempo tentando ler mil livros ao mesmo tempo. Isso só irá cansar o seu cérebro e desgastá-lo fisicamente. Antes de estudar, faça uma lista de prioridades, elegendo as matérias mais importantes e as secundárias, isso ajudará direcionar os seus estudos.

10. CUIDE-SE

Alguns de seus hábitos pessoais podem estar afetando suas notas. Você se sente cansado, dolorido ou entediado quando o assunto é estudo? Você pode aumentar as suas notas apenas praticando alguns hábitos saudáveis em casa. Mude algumas atitudes para cuidar melhor de sua mente, corpo e melhorar as suas notas.

SUCESSO NOS SEUS ESTUDOS!

Fonte: Universia Brasil