O Colégio de Aplicação

Conheça mais sobre a nossa história, nossos valores e nossos objetivos.

“A educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente mais justa e, também, voltada para a preservação da natureza. “

(sem autor)

Conheça o colégio

O Colégio de Aplicação foi autorizado pelo Decreto nº 4.202 de 26 de dezembro de 1977, funcionando inicialmente nas dependências do Centro de Ensino da Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe (FEARPE), articulado de forma a integrar as atividades docentes e pedagógicas do 2º com o 3º grau. Tinha então como objetivos: a formação global do adolescente, que no seu processo de desenvolvimento, toma a história em suas mãos, fazendo-a; o ensino profissionalizante como elemento de autorrealização, qualificação para o trabalho e preparo consciente para o exercício da cidadania.
A história do Colégio de Aplicação iniciou muito antes desta data, através do Colégio Nossa Senhora Aparecida.

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O conceito de competência estabelece o que o aluno deve saber mas, principalmente, o que deve saber fazer para mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores ao lidar com situações de vida cotidiana.

A criação do colégio

A criação do Colégio de Aplicação possui duas trajetórias históricas: Primeira: a criação do Colégio Nossa Senhora Aparecida; outra: a criação do próprio Colégio de Aplicação da FEARPE. A primeira refere-se ao Colégio Nossa Senhora Aparecida, instituição de ensino criada por Pedro Busato que, em 10 de fevereiro de 1936, trouxe de Curitiba um grupo de Irmãs da Congregação de São José para desenvolverem atividades educacionais em Caçador. O Colégio iniciou suas atividades como Escola Isolada e, em 30 de julho de 1938, obteve licença para funcionamento como Grupo Escolar, criando em 1942 o Curso Básico. Em 1949, foi criado o Curso Ginasial, recebendo autorização para funcionamento a 16 de maio de 1951, com o nome de Ginásio Nossa Senhora Aparecida. O Curso Técnico em Contabilidade foi criado em 1947 e, em 1954, foi autorizado o funcionamento da Escola Normal Nossa Senhora Aparecida, formando profissionais para atuar no magistério até 1978. O Curso de Pré-Escolar obteve seu registro no ano de 1977.
Atendendo às necessidades da comunidade regional, o Colégio, a partir de 1992, passou a oferecer o ensino de 2º grau (Científico) sem ensejar Habilitação Profissionalizante. Em 1995 foi implantado o Extensivo Terceirão pelo método Positivo.

O Colégio de aplicação e a universidade

A segunda trajetória histórica refere-se ao Colégio de Aplicação criado pela administração da Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe (FEARPE), em 1977, com cursos Profissionalizantes de 2º grau. Mais tarde, também foram criados os cursos Pós-Médio.
A história desses dois estabelecimentos de ensino, mantidos pela Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe (FEARPE), fundem-se a partir de 3 de outubro de 1989, quando a Congregação das Irmãs de São José e a FEARPE assinam contrato de comodato e arrendamento pelos quais a última assumia a gestão administrativa e pedagógica do Colégio Nossa Senhora Aparecida, juntamente com o Colégio de Aplicação da FEARPE.
O Colégio Nossa Senhora Aparecida foi criado em 1936 e o Colégio de Aplicação da FEARPE em 1977.
O Colégio de Aplicação funcionou, quando de sua criação, nas dependências do Centro Integrado de Ensino da FEARPE, oferecendo cursos profissionalizantes de 2º grau. No ano de 1989, passou a funcionar nas dependências do antigo Colégio Nossa Senhora Aparecida, sito na Avenida 7 de Setembro, em Caçador-SC. Em janeiro do ano 2000, houve nova mudança de endereço, passando a funcionar nas dependências do Campus de Caçador, com a denominação Colégio de Aplicação da Universidade do Contestado (UnC), Campus de Caçador.
Considerando que a história do Colégio se funde com a história da universidade, sua mantenedora, o Colégio de Aplicação teve as seguintes denominações: a) até o ano de 1989, tínhamos o Colégio Nossa Senhora Aparecida e o Colégio de Aplicação da FEARPE, que em 1992, a partir da Recomendação da UnC, passou a ser denominado Colégio de Aplicação da UnC-Campus de Caçador; b) a partir do ano de 2000, passou a ser denominado Colégio de Aplicação da UnC, integrando a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e cursos Profissionalizantes; c) No final do ano de 2009, a partir da transformação do Campus da UnC, em Caçador, na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), passou a ser denominado Colégio de Aplicação da UNIARP.
O Colégio de Aplicação tem sua trajetória ligada ao Ensino Superior de Caçador. Consciente de sua responsabilidade e papel social, desde sua instalação, tem-se empenhado em efetivar uma educação de qualidade, primando pelas ações pedagógicas voltadas para o desenvolvimento integral de seus estudantes.

Missão, visão e valores

MISSÃO
Desenvolver, ao longo da escolaridade básica, conhecimentos, competências e habilidades orientados pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e pela BNCC, dentro dos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
VISÃO
Ser reconhecido como uma Instituição voltada para a formação integral, com excelência humana e acadêmica em todos os níveis, com valorização da reciprocidade na vivência entre os educadores, alunos e famílias e com organização de uma gestão e um projeto pedagógico que promova o saber e a habilidade de saber fazer.
VALORES
• Formação e desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica;
• Desenvolvimento de competências e habilidades;
• Compromisso com o que o aluno deve saber, mas principalmente em como fazer, para assim, mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver situações de vida cotidiana;
• Promoção da formação humana integral e construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

O que nos move

Formação e desenvolvimento humano

Educação integral e inovadora

Processos educativos sintonizados com as necessidades

Desenvolvimento de competências

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O Código de Conduta do Aluno é constituído por um conjunto de normas, regulamentos e leis cuja meta é estabelecer e preservar a ordem para o benefício de todos.

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