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Este documento contém a identidade e as diretrizes definidas para o Colégio de Aplicação em relação à aprendizagem e formação integral dos alunos.
O Projeto Político-Pedagógico reflete a proposta educacional da escola. É por meio dele que a comunidade escolar desenvolve seu trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos.
É, portanto, um documento norteador da ação educativa desenvolvida pelos docentes, equipe pedagógica e técnicos, envolvendo toda a comunidade escolar, pautado na legislação vigente. Tem o propósito de ser a referência para a atuação de todos segmentos da escola, na tomada de consciência da proposta teórico-metodológica seguida por essa instituição de ensino.
Do ponto de vista teórico, a proposta pedagógica que vem sendo desenvolvida no Colégio de Aplicação tem como base o Material Didático Positivo, que segue a matriz psicológica construtivista com uma linha sociointeracionista.
Além disso, o Colégio de Aplicação inspirou-se, basicamente, nas seguintes fontes: na pedagogia histórico-crítica, que vê o saber objetivo como questão fundamental do processo de educação formal; nos fundamentos do construtivismo para apoiar o cotidiano didático-pedagógico, no sentido de conduzi-lo na direção de uma relação de construção do conhecimento sustentada pela interação entre sujeito e objeto, tendo o professor como elemento mediador desse processo; e nas premissas dos quatro pilares de aprendizagem: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
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