Projeto Politico-Pedagógico

Este documento contém a identidade e as diretrizes definidas para o Colégio de Aplicação em relação à aprendizagem e formação integral dos alunos.

O que é o Projeto Político-Pedagógico?

O Projeto Político-Pedagógico reflete a proposta educacional da escola. É por meio dele que a comunidade escolar desenvolve seu trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos.

Carregar mais

É, portanto, um documento norteador da ação educativa desenvolvida pelos docentes, equipe pedagógica e técnicos, envolvendo toda a comunidade escolar, pautado na legislação vigente. Tem o propósito de ser a referência para a atuação de todos segmentos da escola, na tomada de consciência da proposta teórico-metodológica seguida por essa instituição de ensino.

O que constitui o PPP do Colégio Aplicação?

Do ponto de vista teórico, a proposta pedagógica que vem sendo desenvolvida no Colégio de Aplicação tem como base o Material Didático Positivo, que segue a matriz psicológica construtivista com uma linha sociointeracionista.

Carregar mais

Além disso, o Colégio de Aplicação inspirou-se, basicamente, nas seguintes fontes: na pedagogia histórico-crítica, que vê o saber objetivo como questão fundamental do processo de educação formal; nos fundamentos do construtivismo para apoiar o cotidiano didático-pedagógico, no sentido de conduzi-lo na direção de uma relação de construção do conhecimento sustentada pela interação entre sujeito e objeto, tendo o professor como elemento mediador desse processo; e nas premissas dos quatro pilares de aprendizagem: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Chamada para pontos de destaque

Ponto 1

Accumsan arcu leo, bibendum convallis elit faucibus interdum egestas. Commodo eleifend eu dignissim iaculis at. Accumsan arcu leo, bibendum convallis elit faucibus interdum egestas. Commodo eleifend eu dignis. MAX 200 CARAC

Ponto 2

Ponto 3

Acessar o PPP

Acesse, na íntegra, o Projeto Político-Pedagógico do Colégio Aplicação.

Tire suas dúvidas

Segunda a Sexta-feira das 13h às 17h / Quartas-feiras das 19 às 22h